Dentosul - Clínicas Odontológicas

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Visão Geral

O projeto desenvolvido estava focado em ajudar na administração do fluxo de filtragem de adotantes, utilizamos um formulário baseado em Inteligência Artificial para ajudar nesta questão.

A mantenedora da ONG Miaudota Campinas, Anitta, faz todos os trabalhos que os gatos precisam, realiza resgates, provém tratamento veterinário e é responsável pelo processo de adoção.

Anitta dispõe de alguns voluntários para ajudar na divulgação das ações porém toda a filtragem de adotantes é responsabilidade dela, e para não perder tempo com adotantes que não atendem os requisitos da adoção responsável, um formulário organizado, amigável e detalhado seria de grande ajuda ao Miaudota Campinas.

 

Problema

Definimos que iríamos trabalhar com o problema da filtragem de adodantes. Chegamos a este problema quando ouvimos da Anitta a frase: “É cansativo lidar com pessoas que não são responsáveis, as entrevistas são desgastantes, a maior parte das pessoas ficam extremamente ofendidas quando tem a adoção negada.”

 

Processo

O primeiro passo que fizemos foi listar as certezas que tínhamos da ONG, as suposições e dúvidas (Matriz CSD) para compreender melhor suas principais dores e entendê-las.

As informações que tínhamos para a Matriz CSD vieram com base nas informações fornecidas durante a primeira reunião com a cliente, os pontos de dor que observamos foram:

► A falta de voluntários na ONG.

► Há muita rotatividade de voluntários.

► Todo o processo de adoção é feito rigorosamente pela Anitta.

► Quando há recusa na adoção, Anitta precisa lidar com a insatisfação do interessado diretamente.

 

Solução

Criamos um formuário simples e intuitivo que ajuda a eliminar adotantes que não possuem os requisitos mínimos que a Miaudota têm. Desta forma Anitta conseguiria minimizar o tempo com essa primeira filtragem, criar um banco de dados físico de possíveis adotantes e conseguir entrar em contato com os que não têm os critérios mínimos, para explicar e não gerar os atritos, comuns com o método de filtragem anterior.

 

Próximos passos

1) Realizar as alterações observadas pela Anitta.

2) Aplicar nova lógica dentro da nova necessidade, para que cada caminho siga o fluxo correto.

3) Entregar o formulário e um manual simples explicando sobre a ferramenta e como utilizar as funcionalidades mais importantes.

 

Aprendizados

A solução que criamos entregou valor aos adotantes da ONG e da Miaudota também, através dos testes podemos concluir que o produto solucionou diversos problemas em relação ao cadastro de adotantes.

Quando apresentado a solução à Anitta, foi gratificante ouvir ela dizer que este projeto está ‘pé no chão’ e que vai ajudá-la rapidamente, e não precisará de manutenção especializada.

A grande experiência em participar desse projeto foi o contato próximo com as pessoas, e aprender de forma prática um processo de Design Sprint junto com outros designers em colaboração.

Aprendi mais sobre a empatia que precisamos ter na hora de desenvolver algo para ajudar outras pessoas e principalmente nos testes de usabilidade onde queremos entender a fundo as frustrações dos usuários e onde podemos melhorar.

 

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